sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ROY LICHTENSTEIN

Interrompeu seus estudos de Arte em conseqüência da Segunda Guerra Mundial. Lichtenstein ganhou a vida como desenhista, decorador de vitrines e professor de Arte. Buscando um estilo próprio, em 1956 realizou a litografia de uma nota de dólar que se tornou o protótipo da obra de arte pop. Influenciado por Jim Dine, Claes Oldenburg e George Segal, desenvolveu nos anos 60 a imagem que o tornou conhecido: motivos da publicidade e da sociedade de consumo, fazendo uma crítica irônica ao capitalismo. Um de seus temas preferidos foi a guerra, banalizada em sua obra. Imitando o trabalho coletivo do cartum, Lichtenstein usou a história em quadrinhos e o texto, simplificou os contornos e escolheu para superfícies azul, vermelho e amarelo. Suas criações mais importantes desse período são Takka, Takka (1962), Whaam (1963), a série Quando Abri Fogo (1964), O Beijo (1963) e M-maybe (1965). Na década de 70, recriou motivos e estilos inspirados na história da arte para forçar uma nova perspectiva. Um dos grandes clássicos da arte pop, foram dedicadas a ele muitas retrospectivas, como a do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1987, e a da Schirn-Kunsthalle de Frankfurt, na Alemanha.






Comecei este post dessa forma porque ache incrível esta maquinagem, uma jogada de marketing da MAC em 2009.
Inspirado pela obra de Lichtenstein, maquiadores obtiveram este resultado.







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